Voltar

Notícias em Pianoforte

MÚSICA NO MCB | CONVERSA RIBEIRA

22 de março de 2020 às 11:00

São Paulo, 22 de março de 2020

11h00  MÚSICA NO MCB | CONVERSA RIBEIRA |

No dia 22 de março, domingo, às 11h, o grupo Conversa Ribeira lança seu terceiro álbum no palco do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A apresentação faz parte da 21a temporada do Projeto Música no MCB e das comemorações dos 50 anos do Museu.

No CD ‘Do Verbo Chão’, o trio formado por Andrea dos Guimarães, Daniel Muller e João Paulo Amaral tece um desdobramento singular da música caipira, cultivando o vínculo essencial com essa tradição e a liberdade de recriá-la em novas concepções de arranjo e interpretação.

Depois de 17 anos de sua formação, o Conversa Ribeira segue realizando uma meticulosa e entusiasmada pesquisa, que busca trazer à superfície pérolas criadas por grandes autores da história da música caipira.

O novo álbum revela “Pé de ipê”, toada de Tonico, as modas de viola “Gostei da morena”, de Raul Torres, “Herói sem medalha”, de Sulino e “Moda da Onça”, canção de domínio público que Inezita Barroso recolheu em Itapecerica da Serra, na década de 40. E o olhar retrospectivo não se dirige apenas aos pioneiros que definiram a abrangência dessa tradição. Duas composições de Daniel Muller, dentre elas, “Cururu Mitológico”, baseada em extensa pesquisa sobre mitologias indígenas brasileiras e, ainda, obras de autores que não restringem sua produção à música regional, mas cuja sensibilidade tangencia o Brasil profundo, também são contempladas. Assim, integram o repertório “Atrás poeira”, de Ivan Lins e Vitor Martins, “Folia”, de Lourenço Baeta e Xico Chaves, e “Olho d’água”, de Paulo Jobim e Ronaldo Bastos.

Confira o repertório:
01. Folia (Lourenço Baeta e Xico Chaves)
02. Moda da Onça (Tradicional)
03. Gostei da Morena (Raul Torres e Florêncio)
04. Herói sem Medalha (Sulino)
05. Cururu Mitológico (Daniel Muller)
06. Atrás Poeira (Ivan Lins e Vitor Martins)
07. Olho d’água (Paulo Jobim e Ronaldo Bastos)
08. Burro Chucro (Francisco de Assis Bezerra de Menezes)
09. Pé de Ipê (Tonico)
10. Moda Vestígio (Daniel Muller)
11. Amanheceu (Renato Teixeira)


Esse evento conta com o a o Apoio Cultural Fritz Dobbert.


Cidade:  São Paulo, SP
Data: 22/03/2020
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727

Ingressos: Entrada gratuita.


 
As informações aqui divulgadas são de responsabilidade dos organizadores.  É recomendável confirmar antes de sair de casa.



Entre em contato conosco

11 3973.7900
Fale Conosco
Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Fechar
Conversar com Fritz Dobbert
Fechar