Voltar

Notícias em Pianoforte

MÚSICA NO MCB | OCAM – ORQUESTRA DE CÂMARA DA ECA/USP

29 de março de 2020 às 11:00

São Paulo, 29 de março de 2020

11h00  MÚSICA NO MCB | OCAM – ORQUESTRA DE CÂMARA DA ECA/USP | 29/03

Em 2020, a OCAM – Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – comemora seus 25 anos. Para abrir a temporada festiva, a orquestra se apresenta no projeto Música no MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, no dia 29 de março, domingo, às 11h, com a participação especial do violinista Cláudio Micheletti e regência de Gil Jardim.

Considerada um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, a OCAM tem sido referência fundamental no âmbito das orquestras profissionalizantes do país. Sua atuação é caracterizada pela marcante qualidade de performance musical, abrangência de sua programação e concepção arrojada com que desenvolve todas as ações de comunicação e relacionamento que sustentam sua proposta artística.

Criada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, tem como propósito dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA/USP, bem como propiciar aos jovens músicos a prática instrumental necessária rumo a uma profissionalização competente. Possui um corpo sinfônico composto por 45 músicos selecionados anualmente dentre alunos do Departamento de Música da USP e jovens da comunidade ligados à universidade por meio de seus cursos de extensão universitária.

Dirigida pelo Maestro Gil Jardim desde 2001, a OCAM desenvolve um plano de ação caracterizado por uma programação de alto nível artístico. Dentro do espírito acadêmico, os alunos são levados a interagir com variados estilos musicais, assim como com repertórios dos diversos períodos da história da música, nacional e internacional.

Em 2019, a OCAM lançou dois CDs, ambos com distribuição da Tratore: “Sonssobretons – Criações Musicais sobre Ideias Visuais”, com obras de compositores contemporâneos brasileiros como Alexandre Lunsqui e Valéria Bonafé, e “Segredos de Vera Cruz – Música Popular Brasileira para Gaita e Orquestra”, com o gaitista Gianluca Littera.

Confira o repertório completo:
01. Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 61 (Ludwig Van Beethoven)
02. Sinfonia nº 4 em Si Bemol Maior, Op. 60 (Ludwig Van Beethoven)



Esse evento conta com o Apoio Cultural Fritz Dobbert.



Cidade:  São Paulo, SP
Data: 29/03/2020
Local:  Museu da Casa Brasileira
Endereço:  Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô
Tel.: (11) 3032-3727.

Ingressos: Entrada gratuita
 
As informações aqui divulgadas são de responsabilidade dos organizadores.  É recomendável confirmar antes de sair de casa.




Entre em contato conosco

11 3973.7900
Fale Conosco
Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Fechar
Conversar com Fritz Dobbert
Fechar