Voltar

Teclado e Mecanismo

Além de ter boa sonoridade, um bom piano tem que responder com precisão às intenções do pianista. Esta resposta é resultado da combinação perfeita dos movimentos do teclado e do mecanismo do piano e é denominada; toque ou controle.

As teclas do piano são o ponto de contato entre o pianista e o seu instrumento. Esta intimidade resultará em infinitos toques; suaves, vigorosos, longos, curtos. Seja qual for a força empregada pelos dedos do pianista, elas devem agir imediatamente, para depois, retornarem a posição de descanso.

A uniformidade do toque é de extrema importância para o pianista. O objetivo é de que o pianista tenha a mesma sensação tocando em toda a extensão do teclado, da nota mais alta a mais baixa. Para que isto ocorra, as teclas são pesadas e balanceadas individualmente, para que sejam compensadas as diferenças de peso existente entre os martelos dos baixos até os agudos.

Construídos de madeira maciça de pinho e revestidos na sua superfície superior com acrílico nas teclas brancas e poliestireno nas teclas pretas, o teclado dos pianos Fritz Dobbert é projetado para desempenhar esta função com precisão e durabilidade.

O mecanismo de um piano é uma máquina de grande complexidade. Milhares de peças produzidas com diferentes matérias-primas tais como; madeira, tecidos, adesivos, resinas, metais, montadas de forma que tenham movimento preciso e coordenado desde o momento que as teclas são acionadas até os martelos percutirem as cordas.

Para que todas as peças que compõem esta admirável máquina possam funcionar com precisão, é necessário um rigoroso controle das matérias-primas empregadas, evitando-se deformações resultantes de fadiga dos materiais e da variação climática.

O mecanismo dos pianos Fritz Dobbert utilizam matérias-primas de alta qualidade, sendo que a madeira empregada é seca em estufa até que o teor de umidade alcance 7%.

Após a instalação do teclado e do mecanismo, o piano Fritz Dobbert é submetido ao “action test”, no qual cada tecla será tocada milhares de vezes em um equipamento eletromecânico. Este artifício contribui para o processo de estabilização da afinação do instrumento e também, prepara o mecanismo e o teclado para a regulagem final.

Entre em contato conosco

11 3973.7900
Fale Conosco
Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Fechar
Conversar com Fritz Dobbert
Fechar